Categorias
Campanhas

10 de dezembro: dia do palhaço e dos direitos humanos

Palhaços e palhaças, simplesmente seres encantadores!!!!

Meu carinho e meu respeito por todos os palhaços e palhaças, para aqueles e aquelas que ousam criar piadas, gestos, caricaturas, movimentos leves e grotescos, poesias e protestos, filosofias e pedagogias, máscaras espalhafatosas, alegóricas e maquiagem assustadoras e infantis, também vai o meu respeito e admiração para aqueles palhaços farquejados (rústicos) as vezes com figurinos ou sem, com sapato ou pé descalço, para os palhaços e palhaças das tribos ou sem, para as queridas palhaças e palhaços indígenas, negros e negras, mulheres e LGBTQIA+ que mesmo sofrendo preconceitos são capazes de levar a alegria e o riso para superar a pequenez da alma humana, o meu respeito também vai para as mulheres do circo e da sociedade, que mesmo o palhaço sendo um personagem masculino (segundo o dom de deus e a nossa cultura) foram capazes de driblar o preconceitos e se tornar esse ser do riso encantador (as palhaças mulheres), não posso deixar de lembrar dos pais e mães palhaços e palhaças, que entre um processo e outro de educação e disciplina dos seus filhos…brincam……também para os professores e professoras daquelas pedagogias que devaneiam na ludicidade do universo infantil, da arte e do encantamento.
Num dia como esse…dia do palhaço e da palhaça!!!!! não dá para esquecer daqueles e daquelas que levam a alegria para as crianças e pessoas em seus leitos, para os loucos discriminados e loucos normais, para os velhos de idade avançada e aqueles velhos que pararam no tempo e preferem não realidade, também vai para aqueles e aquelas palhaças pastoras e palhaços pastores que levam os ensinamentos de “Deus” através do riso, da poesia e da música, um abraço e respeito especial… para os palhaços e palhaças que mesmo com o circo furado e desbotado levam o riso para as comunidades esquecidas e distantes de tudo e de todos.
Meu profundo respeito para o palhaço que em meio a dor, a opressão, a desigualdade, o preconceito, a guerra e a exploração da vida humana, são capazes de levar a consciência através do riso!!!
Viva o dia do palhaço e viva o dia dos direitos humanos!

Maneco Maracá

Diretor circense, ator, palhaço, filósofo, educador popular, produtor e pesquisador cultural. Maneco Maracá, ao longo de sua história, tem pesquisado, criado, dirigido e apresentado diversos espetáculos.

Por Peixinho

Biólogo, design instrucional, palhaço, e "otras cositas mas" que julgo importantes para colaborar com a cultura popular brasileira

2 respostas em “10 de dezembro: dia do palhaço e dos direitos humanos”

Muito sensível, muito atual, demonstra consciência política, consciência de justiça e igualdade de gênero e igualdade humanitária.
Gostei muuuuito. Parabéns Maneco Maracá pela sensibilidade e pelos longos anos de militância social e artística. Amei 👏❤️
Se eu não fosse casada, ia já te pedir em casamento. 😁😁😁❤️💝

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *